segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resistindo no Dia Mau

“...fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (...) para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:10,13

Normalmente não sabemos quando seremos surpreendidos com ameaças, calúnias, enfermidades, falências, traições, perdas, crises familiares ou perseguições. Todos teremos em algum momento da vida um “dia mau”, um dia em que nosso chão desaparece, nosso mundo cai e temos comprometida a esperança e quem sabe, até mesmo a fé. Um dia em que nossas expectativas serão frustradas, nossos sonhos adiados. No entanto, se frequentamos a presença de Deus em oração, se dEle nos tornamos íntimos, se diante dEle nos prostramos com um coração simples e sincero; não será difícil resistir esse “dia mau” e recobrar a consciência de que tudo está debaixo do governo de Cristo e que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que o amam (Romanos 8.28).
Paulo, o apóstolo, sabedor dos desafios da vida e das possibilidades de ataques infernais no mundo espiritual contra nossas vidas, nos propõe um caminho: “...fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (...) para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:10,13. Ficamos de pé diante das adversidades e das investidas de Satanás, quando diante de Deus estamos de joelhos.
Estamos em luta, estamos no meio de uma grande batalha entre reinos, e nosso coração é uma das arenas dessa luta, portanto, “sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” 1 Pedro 5:8.
O “dia mau”, pode ser uma grande tragédia na vida, mas também pode ser o melhor momento para revelar quem nós somos; para dizer de nossa intimidade com Deus, da intensidade de nossa fé e de nossa devoção. Não podemos evitar o dia mau, mas podemos resisti-lo com oração!
Quando observamos o cenário cristão contemporâneo, não dá para ignorar o fato de estarmos diante de um momento da história marcado por muitas quedas e fraquezas de caráter. Escândalos de cristãos dentro e fora das igrejas: traições, injúrias, perversões sexuais, banalização da família, violência contra crianças e mulheres, desonestidade nos negócios, mentiras, ganância, embriaguez, tramas de vingança etc. são algumas marcas de nosso tempo. Se a oração nos mantém de pé, se a devoção a Deus nos faz temê-lo e obedecê-lo, se vida de intimidade com Deus nos torna parecidos com Jesus, se a busca pela presença de Deus nos torna melhores, se nos apresentarmos diante de dEle com coração quebrantado nos faz manter o foco nos valores do Reino; existem, então, duas hipóteses para essa avalanche de quedas e fraquezas de caráter: primeiro, não trata-se de homens e mulheres genuinamente convertidos, mas que apenas freqüentam os arraiais da fé e segundo, trata-se de discípulos de Cristo, que perderam o foco, a essência do cristianismo, porque antes de mais nada, se perderam no que diz respeito a oração e consequentemente à intimidade com Deus.
Se queremos ser honrados e recompensados por Deus, se queremos ver Deus agir em nosso favor, se queremos ficar de pé no “dia mau”, cabe-nos ouvir o conselho de Cristo: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:6. A recompensa pública começa na devoção privada! Se queremos permanecer de pé, viver debaixo do eterno propósito de Deus e resistir o “dia mau”, só temos um caminho: ORAÇÃO.  Como diz o político italiano Francesco Forgione "O que falta na humanidade é a oração." 

“Quando trabalhamos, trabalhamos; quando oramos, Deus trabalha” (Oswald Smith).

Pr. Hilquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário