terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Põe em ordem seu Tempo

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportu-nidade, porque os dias são maus.” Efésios 5:15-16

Alguém já afirmou que “o tempo é a inexplicável matéria-prima de tudo”. A partir dele todas as coisas se estabelecem. O tempo é aliado de Deus no processo de construção da vida! Coisas simples ou complexas demandam tempo: o lazer com a família, a carreira profissional; a leitura de um bom livro, a restauração da confiança entre amigos; uma refeição à moda caipira, a maturidade emocional; a casa dos sonhos, a carreira acadêmica; a educação de filhos, o crescimento espiritual etc. Via de regra, o que é bom, o que vale à pena, não acontece de repente, mas é uma conquista através do tempo. Os mal-administradores do tempo jamais usufruirão do melhor da vida, mas viverão um eterno ensaio. O melhor, o memorável passa, inevitavelmente, pelo teste do tempo.
Paulo escrevendo aos Efésios, chama a atenção para o perigo da insensatez na utilização do tempo, até porque, os dias são maus. O insensato vive, mas sem o entendimento do extraordinário presente que é o tempo; o sábio valoriza cada fração de tempo ou cada oportunidade e faz disto um princípio organizador da vida. Nada é resultado do acaso, do simples e quase ingênuo destino, mas é, sobretudo, resultado da forma como administramos o tempo e consequentemente as oportunidades, que no tempo, Deus tem nos dado.
Não é sábio ignorar o tempo, pois ele é mais que algo que se conta num cronômetro, é vida, e a vida passa, o tempo passa; e segundo o sociólogo polaco Zygmunt Bauman, passa bem rápido, pois na “modernidade líquida”, o tempo também é “líquido”, marcado pela ligeira transitoriedade, tudo muda rapidamente; até porque, nessa cultura, nada é feito para durar, para ser “sólido”. É o que declara a apóstolo Tiago “Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (Tiago 4:14). É por isso, que a oração do sábio é carregada de discernimento no que toca ao tempo e sua utilização; no entanto, a oração do insensato é, no presente, a oração da obscuridade, da cegueira absoluta, da ignorância tola; e no futuro, será a oração do lamento: “a vida passou e nada construí, ah! se eu pudesse voltar atrás.” O problema é que o tempo não volta, ele é senhor de uma peregrinação que só anda para frente, jamais para trás.
O escritor, poeta e filósofo Ralph Emerson diz que “a pior coisa no tempo é não sabermos o que fazer com ele”. Você sabe o que fazer com o seu tempo? O sábio sabe! O sábio estabelece objetivos, metas, alvos e os persegue com discernimento e ousadia, sabedor que não se tem duas chances para viver, pois se vive apenas uma única vez, e é melhor que se viva direito. O insensato faz do instante seu imperador e do instante torna-se escravo, nada enxerga para além do momento e se vive, vive como quem olha para os próprios pés, quando deveria olhar para o horizonte e dar-se conta do percurso todo. Deveríamos fazer da oração de Moisés, nossa oração: "Ensina-nos a usar o nosso tempo de tal maneira que alcancemos corações sábios." Salmo 90:12. O tempo é tesouro para os sábios e refugo para os tolos. Alcançar um coração sábio é tarefa possível para os que usam o tempo como dádiva do céu. Põe em ordem o seu tempo!  Torne-o seu tesouro particular e viva com sabedoria.

“O tempo é grátis, mas tão valioso que não tem preço. Não o podemos possuir, mas podemos usá-lo. Não o podemos guardar, mas podemos gastá-lo. Se o gastamos não podemos tê-lo de volta.” (Harvey MacKay, empresário e jornalista americano)

"A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo." (Victor Hugo – poeta e estadista francês)


Pr. Hilquias






Nenhum comentário:

Postar um comentário