quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

“Da Minha Vida Cuido Eu”


“Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” 1 Timóteo 3:7

A destituição gradativa e sutil das figuras de autoridade em nossa sociedade tem provocado o desaparecimento da salutar prestação de contas. Se em um primeiro momento tínhamos “senhores” e a estes devíamos submissão, obediência e transparência; nesse momento, o que temos como valor balizador das relações é a autogestão da vida, pois nos tornamos senhores de nós mesmos e afirmamos, como homens livres que acreditamos ser: “da minha vida cuido eu”. Não admitimos mais que nossas escolhas, postura diante da vida, valores, crenças sejam julgados ou sujeitos às opiniões alheias. Se “a vida é minha” e “dela cuido eu”, logo surge como valor implícito, a dificuldade em me perceber como parte de um grupo, pois a única ótica possível é a da vida não tutelada, mas livre de amarras e julgamentos. Fazendo uso de um pensamento de Lévi-Strauss: “O Ego humano nunca é autônomo, não existe um “Eu” que seja parte de um “Nós” e, de fato, todo e qualquer “Eu” é um membro de muitos “Nós”. Em outras palavras, só existimos no encontro com a coletividade e alienar-se desta realidade é se desumanizar. O que tudo isso tem haver com o conselho do apóstolo Paulo à Timóteo? Eu digo que tem tudo haver, pois o desafio de ter um bom testemunho para os de fora, significa afirmar que a opinião daqueles que me cercam é importante, ou mesmo, indispensável para a fé cristã e isso tem a implicação direta de prestação de contas do que faço. O meu testemunho é um grande divisor de águas entre ser um instrumento de salvação ou escândalo (e consequentemente perdição). Cristo não é conhecido por meio de discursos inteligentes ou oratórias eloquentes, mas pelo o que Ele é em nós, por sua vida e manifestação em nós e disso temos que testemunhar. Estamos sujeitos a muitos olhares, a observações cuidadosas e uma expectativa de Deus a nosso respeito é que, olhando para nós, o mundo possa ver seu Filho Jesus Cristo. Isso não quer dizer que somos cativos da reputação ou da opinião alheia, mas que a consideramos; e que sobretudo nos importamos com a opinião de Deus a nosso respeito. O que sou diante de Deus, tem implicação direta na minha vida publica, logo, no meu testemunho. Não somos livres para fazermos da vida o que bem entendermos, pois não nos pertencemos a nós mesmos, pois “por bom preço fomos comprados”  (1 Coríntios 7:23ª). Somos de Jesus, logo não somos senhores de nós mesmos, mas escravos da graça de Deus, convocados à testemunhar. Como discípulos de Cristo, somos desafiados a abdicarmos de nossa  vontade imperfeita e acatar a vontade de Deus, absoluta e perfeita. O verdadeiro discípulo, é aquele que devolve a Deus toda a sua liberdade e vive não mais ele, mas Cristo nele. Da nossa vida cuida Deus!

Pr. Hilquias Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário