segunda-feira, 14 de março de 2011

As Armadilhas da "Esperança"

“Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.” Salmos 115:17

“A esperança é a última que morre”, declara o dito popular. Estamos impregnados pela esperança e de certa forma não vivemos sem ela. Mas existem esperanças e esperanças. A esperança pode ser entendida como paciência, como o exercício de esperar, até que um sonho se realize, até que o casamento saia, até que o emprego venha, até que o filho nasça, até que, até que... Nessa perspectiva tal esperança pode estar alinhada à fé e sem sombra de dúvida, este tipo de esperança torna a vida menos pesada e conseguimos lidar mais facilmente com nossos desejos frustrados temporariamente; porque sabemos que será uma questão de tempo e o que esperamos, pela fé, tornar-se-á realidade, no que tocar à vontade de Deus. Já dizia Davi: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” Salmo 37.4
No entanto, existe uma esperança perigosa, que sem percebermos nos faz assinar antecipadamente nosso próprio atestado de óbito. É a esperança que nos faz adiar a vida, que nos leva a projetar para o futuro e sempre para o futuro, sonhos que poderiam ser realizados no presente. De um jeito discreto e ardilosamente mortal, esta esperança travestida de paciência e até de piedade, nada mais é que falta de fé e de ousadia. Uma esperança que se sustenta na nossa incapacidade de dar o passo seguinte, desconfiando se o Senhor nos sustentará enquanto andarmos por sobre as águas.
Não podemos contar com o passado, pois este já não é; nem tão pouco com o futuro, pois ainda não é. Se temos um tempo, é o presente. Se você passar o resto da vida esperando, no sentido de assumir covardemente a postura de alguém que nunca arrisca viver; o máximo que poderá ser alcançado é uma experiência de quase realização, portanto, uma “realização” fragmentada, fantasiosa e sem raízes na realidade.
A vida passa e mais rápido que podemos imaginar; e uma forma divina de afirmar a vida, enquanto dádiva de Deus é valorizando o tempo chamado agora, pois é o único com o qual realmente podemos contar. Quanto ao futuro, este diz respeito a Deus, o Senhor que está acima do tempo.
Não espere a vida passar para amar, para perdoar, para edificar um lar, para compartilhar a fé, para servir ao faminto, para usufruir da companhia dos amigos, para começar um projeto de vida; não espere a vida passar para gastar tempo com seus filhos, para fazer um investimento, para se arriscar na música ou na poesia; não espere a vida passar para abrir os olhos e perceber fora de tempo que já é tarde demais e me resta lamentar e somente lamentar. “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” Eclesiastes 12:1

“A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.” Provérbios 13:12

Pr. Hilquias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário