quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Põe tua casa em ordem

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.” Isaías 38.1

      Somos tendenciosos à desordem, como resultado do pecado original. Por mais que lutemos para manter as coisas nos seus devidos lugares, o pecado que nos habita desorganiza nossa existência. Quando olhamos para o princípio de tudo, encontramos Deus dando ordens ao mundo caótico, sem forma e vazio e tornando-o num complexo e fantástico mundo organizado, em que tudo funciona em perfeita sincronia e equilíbrio. Mas também quando olhamos para o princípio, encontramos Eva e Adão sedendo aos apelos da serpente e mergulhando no mundo da desobediência. Que insanidade! O jardim que era sinônimo de intimidade com Deus, transforma-se em um lugar de fuga e vergonha. O que temos com isso? Temos novamente o império da desordem como valor presente na existência humana e não é preciso ir muito longe pra afirmar que o caos estava posto à mesa e era só se servir: Caim mata Abel, temos portanto, o primeiro crime na família. Enfim, a ordem é resultado do governo de Deus; a desordem, consequência do pecado. Em torno da presença de Deus tudo se organiza: nosso tempo, nossos afetos, nossos relacionamentos, nosso dinheiro, nossa fé. Mas se a vida é marcada pela fuga de Deus, não se pode esperar outra coisa, senão uma existência caótica.
      Ezequias recebe um decreto de morte e uma direção para colocar a casa em ordem, antes de sua partida. Se observamos os versículos seguintes, vamos perceber que Ezequias argumenta com Deus sobre esse decreto e se utiliza de seus “créditos espirituais” para suplicar a Deus mais um tempo de vida - “lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos.” (Isaías 38.3). A visão que Ezequias tinha de si mesmo apontava para uma vida em ordem; no entanto, o olhar de Deus, percebia desordem; daí a orientação: “põe em ordem a tua casa”. Ezequias era fiel, mas haviam áreas e aspectos da sua vida que precisavam ser colocadas em ordem. Isso significa que mesmo buscando a Deus e tendo com ele intimidade, é possível que existam aspectos da nossa vida que precisam ser consideradas e colocadas em ordem.
      Uma outra curiosidade no que toca ao assunto, é que, muito comumente refletimos sobre a vida quando, por alguma razão, tivemos nossa vida ameaçada; seja por conta de um acidente sofrido, a descoberta de uma doença grave, um assalto à mão armada etc. Sob essas circunstâncias pausamos, desaceleramos tudo e refletimos sobre o privilégio que é viver e sobre a necessidade de viver melhor; o que inevitavelmente nos levará a organizar a vida. Só temos uma chance para viver, portanto, é importante que se viva bem, que se viva direito. Põe tua casa em ordem!
     Estamos recebendo de Deus a dádiva de mais um ano. 2012 pode ser uma bênção, mas pode ser um caos e muito depende de nossa postura diante da vida. Põe a tua casa em ordem!
É importante destacar, que quando se fala de “casa”, não trata-se apenas do espaço que vivemos, mas toda a nossa existência, com suas complexidades. Trata-se da casa, mas também das finanças, do tempo, dos afetos, dos relacionamentos, da carreira profissional, da vida com Deus e muito mais.
     Pare um pouco, ore, busque a Deus, reflita e considere os aspectos de sua vida que precisam de ordem. Lembre-se que somente em torno de Deus a vida pode ser organizada. Então, convide o Senhor para te ajudar nesse tarefa tão desafiadora e transforme 2012 em um ano de grandes realizações. Põe a tua vida em ordem!

"Não faças da tua vida um rascunho, pois pode não haver tempo de passar a limpo." André Rossato


Pr. Hilquias
 



OBS: Ao longo dos próximos artigos, vou abordar os aspectos mais importantes e mais comuns da vida, que costumeiramente negligenciamos e consequentemente se transformam numa bagunça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário